Símbolos

por Émerson Dias publicado 09/12/2023 10h15, última modificação 03/07/2024 11h20

Memorial Descritivo do Brasão de São João do Ivaí-PR

O castelo de 3 torres encimando o Brasão, simboliza o poder da autoridade Municipal.

Este modelo de Brasão é o mais usado no Brasil, por ser o mesmo ao estilo português, origem de nossa nacionalidade.

Na parte superior do Brasão, figura um triângulo em cor vermelha, em cujo centro aparece a figura do apóstolo São João Batista, no ato sacramental.

Mais abaixo, em diagonal, uma faixa ondulada simboliza o rio Ivaí, em cor azul.

Na parte inferior do Brasão, sobre um campo de cor prata, aparece uma árvore – a Jaboticaba – que completa juntamente com a figura do apóstolo e a faixa do rio, o significado do Brasão. Isto porque, na língua indígena do Brasil, a palavra “Ivaí” significa: Rio das Jabuticabas ou ainda Rio das Fruteiras.

Simbolismo das Cores

Vermelho: Grandeza – audácia do desbravador – valor da terra.

Prata: beleza, vitória, alegria e candura.

Azul: Sabedoria e Lealdade.

Ouro: Justiça, fé, força e constância.

Abaixo do Brasão aparece uma faixa em cor ouro com os dizeres: “Nossa agricultura engrandece a Pátria”.

Arrematando o Brasão, aparecem à direita um galho de café e à esquerda um galho de algodão, que simbolizam a maior riqueza – riqueza agrícola do município e que confirmam a afirmativa da faixa dourada.

Brasão criado em 1º de maio de 1967.

Desenho e criação do Cartógrafo Paulo Novaes Silveira – Londrina/PR.

Brasão do Município

Bandeira Oficial do Município

Hino do Município de São João do Ivaí

Somos filhos dessa terra querida

Deste solo abençoado
Onde tudo é amor, tudo é vida.
O seu nome relicário sagrado.

ESTRIBILHO

São João do Ivai,
Minha querida São João
Viverás eternamente,
Dentro do meu coração.

São João do Ivaí
Terra de paz e labor
Todos nós cremos em ti
Num futuro de esplendor.

São João do Ivaí
Berço de felicidade
Hei de amar-te para sempre
Minha querida cidade.

Brasão do Poder Legislativo Municipal

O Brasão do Poder Legislativo Municipal é uma marca que identifica uma Câmara de Vereadores em qualquer lugar do Brasil. Sua composição é dividida em seis partes que representam os valores culturais e políticos da nação:

1 – O formato em “U” mostra que o o escudo é de origem portuguesa ou espanhola, uma alusão ao processo de colonização do Brasil;

2 – A divisória ao, feita pelo uso das cores verde e amarela,remetem à bandeira nacional;

3 – Ao centro a constelação do cruzeiro do sul sobre o mapa do Brasil, representa a formação predominantemente cristã do povo brasileiro;

4 – O Barrete Frígio (a touca ao alto do escudo) – é a representação do chapéu usado pelos revolucionários, na Revoluçãofrancesa, no ano de 1789. Como os militantes não tinham uniformes, eram identificados pelo uso deste barrete. Reconhecido como símbolo do poder republicano,o barrete foi adotado pela heráldica – ciência que estuda a composição dos brasões – como símbolo do regime republicano, o mesmo vigente em nosso país. O barrete também aparece na bandeira do Estado de Santa Catarina desde 1953;

5 – Ladeando o mapa do Brasil, duas varas, sendo uma vermelha e outra branca. Na Roma antiga, quando o imperador escolhia seus “Ediles Romanus”, donde veio a palavra EDIL, dava-lhes duas varas como símbolo do poder de legislar e julgar. Os Vereadores ou Edís conduziam consigo uma destas varas. Levava a vermelha quando transitava em sua cidade e a branca quando viajava por outras cidades do império romano;

6- A frase “O Poder Unido é Mais Forte” lembra aos Vereadores e a seus representados sobre a força política do Poder Legislativo com vozes plurais com com objetivos comuns.